domingo, 6 de julho de 2008

Onde voltei?

OSAKA... em termos de qualidade está mto próximo do Samurai. Buffet todos os dias, almoço e jantar. Preços mto acessíveis e muita variedade. O que falta?
Um pouco mais de brio na confecção do sushi. Sem dúvida, os pratos no Samurai são mais bonitos.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

As primeiras vezes


Ah, a primeira vez que se come sushi é algo que não se esquece: ou foi nalgum sitio péssimo em que é mal confeccionado ou ficamos fãs para sempre. No meu caso não foi mau, mas tb não foi nos melhores sitios. Foi num restaurante que há em Benfica perto de onde ficava a minha faculdade em que serviam chinês e japonês. Apesar de ser preparado por chineses a qualidade não era muito má e fiquei fã.


Dps fui ao Assuka em S. Sebastião e só tinha de gostar (http://www.assuka.com/assuka.asp - clicar na "persiana" do lado dto).

Por acaso tb costumo ir a um restaurante que serve chinês e japonês na zona da Torre em Cascais e que consegue ser bom nos dois tipos de cozinha (Restaurante Boa Sorte, Travessa das Amoreiras, 17A Torre - Cascais Tel: 21 486 70 18).


Hoje há noite lá matarei saudades do Samurai onde já não vou há alguns anos, mas que é bastante bom e em conta. Espero dps colocar aqui imagens deste nosso grande primeiro encontro em grupo.


Para já deixo uma imagem dum dos meus ultimos jantares no Osaka do Saldanha (Av. Praia da Vitória 35B 1100 Saldanha Lisboa 213 155 210) em que podemos ter um senhor a cozinhar na chapa só para nós. :D

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O Sushi

Posso dizer que só lamento os anos que perdi por pura ignorância!!!
Confesso que nunca fui fã de comer peixe, de qualquer tipo, e só de pensar em come-lo cru ficava enjoada. Foi muita, durante anos, a minha resistência. Mas um mestre é sempre um mestre. E é necessário, perante tanta renitência, que alguém nos oriente. Obrigada mestre!
A minha experiência é ainda muito curta... diria mesmo, que comparada com a do mestre, é microscópica.
A minha estreia foi num belo almoço, no horário 16h/24h, no OSAKA Telheiras. Almoço-buffet, que amei!!!! Foi o meu favorito até experimentar o SAMURAI, cuja relação qualidade/preço fideliza qualquer degustador de sushi.
E fiquei-me por aqui, com medo de ficar desiludida ao experimentar algum outro. Mas já estou quase convencida a experimentar, pelas mãos do mestre, outros paraísos.
Aguardo ansiosamente o nosso jantar “clubesco”, onde espero encontrar a todos os seus membros, sem excepção.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

RANKINGS

Só da zona de Lisboa...o top 5....

1º Aya....pela qualidade
2º Clube do Sushi..pela fantasia
3º Rock in Sushi..pela simpatia
4º Jappa....pelo ambiente
5º Sushimoto...pelo temaki

MUITO BOM!

Com uma excelente companhia, visitei na 3ª feira o Rock in Sushi. As expectativas eram muito altas, afinal tinha lá feito no sábado anterior um curso com o sushimaster Rodrigo que tanto me tinha impressionado (http://sushimaster.blog.com/ )
A opção escolhida: all you can eat sushi não deixava margem para dúvidas…seria comer até cair para o lado.
Fomos postos perante um ritual que desconhecia: o sushi deve ser comido com uma certa ordem (e não alarvemente como de costume): makis, nigiris, futomakis, uramakis.
Saboreia-se assim o melhor do sushi nas suas diferentes variedades.
Mas vamos ao que interessa….foi MUITO BOM!!!!
Com o saké a temperar foram vários rolos, desde o mais clássico ao mais arrojado (com muito Philadelphia!). De tão concentrado que estava esqueci-me do que quanto comi ao certo. A Ana e eu parecia-mos dois aspiradores a trabalhar full power, sempre a tentar ficar com o último bocado que estava à nossa frente.
O melhor ficou para o fim: como cereja no topo do bolo fomos presenteados com um sushi composto por salmão, philadelphia e……….chocolate. Chocolate? Isso mesmo! Um delicioso chocolate para adoçar o final da refeição. Isto sim, foi um show do chef, a pièce de résistence…o convite para um regresso breve.

Para ter uma ideia: http://www.rocknsushi.com/

DO MEU CURSO DE SUSHI




Para ver e ler mais www.ameusolhos.blogspot.com...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

SUPER TEMAKI

Na 6ª feira fui ao sushimoto almoçar. A experiência correu bem melhor que o jantar pois o tempo de espera foi bastante aceitável e a comida estava muito bem feita.
Para entrada, a minha (deslumbrante) companhia decidiu comer um TEMAKI Philadelphia. Nunca tinha provado os temakis pois, por ignorância, sempre pensei que tivessem alface, esse detestável vegetal. Mas aquele temaki não! Tem apenas o arroz, o nori, philadelphia e salmão....um espectáculo....ideal para aqueles jantares cool e informais em que levamos o sushi para casa....

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

MARCADO O JANTAR

Para os e as interessadas, o clube do Sushi vai realizar o seu primeiro jantar convívio dia 9 de Fevereiro no Restaurante Samurai...vai ser um nobre evento onde vai predominar o alarvismo e o comer como se não houvesse amanhã. Estão todas (ups...todos) convidados!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

CLUBE DO SUSHI

Após a boca sobre a prévia existência do Clube do Sushi, resolvi ontem ir experimentar esse restaurante. Escolhi a terça feira pois é nesse dia que o restaurante promove o que eles chamam o FESTIVAL do SUSHI...e aqueles que me conhecem sabem que, quando ouço a palavra festival, a resposta é sempre: é a avançar......

O restaurante é bastante pequeno, com um ambiente sossegado e intimo. Para lá chegar temos que dar voltas e voltas pela zona da Lapa ( temos a vantagem de admirar o esplendoroso hotel Lapa Palace que deve ter uma vista digna dos deuses) e ter a sorte de arranjar lugar a menos de 500 mts.

Dirigido por Brasileiros (acho fantástica a ligação dos brasileiros ao sushi e a sua proximidade ao país do sol nascente quando, aparentemente, pareciam dois países muito separados) o clube do Sushi terá sido dos primeiros restaurantes japoneses em Portugal.

Quando cheguei, confirmei desde logo a minha vontade de avançar para o festival, rapidamente e em força, sem quaisquer demoras pois no dia seguinte ia entrar às 8 e ainda tinha muitos pratos para comer.

O que se seguiu fazia lembrar a famosa cena do Obelix do livro os 12 trabalhos de Asterix, quando os inseparáveis gauleses limparam a cozinha de um restaurante na Grécia. Eram pratos e pratos de sushi a vir para a mesa e a serem incessantemente devorados por pessoas que pareciam não comer há mais de uma semana.

Começou com uma entrada de massa de arroz com sésamo ligeiramente avinagrada e uma cenoura cortada com pepino e sésamo (que gentilmente ofereci às outras pessoas da mesa).

Depois...depois veio o sushi! E que sushi! Este restaurante entrou directamente para o segundo lugar da minha lista sendo um sério candidato a destronar o até ontem inigualável Aya, com uma mistura de sushi clássico e pratos inovadores.

omeçei com um makisushi com abacate, depois seguiram-se uramakis com queijo philadelphia,, uramakis fritos, makis de omelete. Nigiris (deliciosos) de atum, salmão e pele de salmão com philadelphia, sashimi de pargo com limão, etc etc etc.

A pessoa que nos servia estava maravilhada com o meu ar alegre que só era perturbado pela espera que se seguia a cada prato. Estava nas minhas 7 quintas.

A imaginação do cozinheiro e a qualidade do peixe são de assinalar para que o nosso clube do sushi possa fazer uma reunião no local.

É um bom restaurante para um jantar a dois, a 4 ou para grupos.....

O único senão é o preço....o buffet base são 30 eur...com as bebidas, sobremesas, etc etc ficou em 44...caro sim...mas vale a pena...porque há dias que não são dias...e como dizem os FOO FIGHTERS, IT’S TIMES LIKE THESE YOU LEARN TO LIVE AGAIN!

Próxima paragem: Rock in Sushi!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

New Furusato

É o nome do melhor restaurante japonês onde já jantei.
Fica em Macau, em pleno hotel Lisboa e tive o privilégio de o visitar no longínquo ano de 1996 aquando da minha viagem ao então território chinês sob administração portuguesa.
Do pouco que me lembro, recordo-me de ter um cozinheiro que esteve ao nosso serviço durante toda a refeição. Todavia, o cozinheiro não comunicava connosco mas com uma intérprete que vinha à mesa.
Quando chegámos, fomos dirigidos a uma sala privada com uma grande chapa onde estava o dito cozinheiro. Foi-nos colocado um grande babete que impedia os mais aselhas (como eu!) de estragarem a sua indumentária.
Nem sequer olhei para a lista (hoje fico curioso para saber o preço daquela extravagância) e por isso não posso especificar aquilo que comi. Sei que provei uns camarões bem grandes que foram descascados à minha frente e colocados na chapa e estavam deliciosos. Com as casas, o cozinheiro junto ao arroz e à omelete que entretanto estava a fazer e serviu-nos. Depois, ainda comi uma carne também feita na chapa com um molho que hoje penso ser o Teryiaki.
No final, ficou a memória da elegância e do fausto de um local ao qual dificilmente voltarei.E que deve estar para os restaurantes japoneses como o (magnífico) Mandarim Oriental está para os outros restaurantes chineses no nosso país....ou seja, MUITO À FRENTE